Presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do TJPA, grau Grão Cruz  

Centro de Inteligência do TJPR divulga três notas técnicas

Legenda

CENTRO DE INTELIGÊNCIA DO TJPR DIVULGA TRÊS NOTAS TÉCNICAS

Recomendações e propostas para magistrados e servidores abordam superendividamento, processos estruturais e padronização de materiais no 1º Grau de Jurisdição 

O Centro de Inteligência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) divulgou três notas técnicas com recomendações e propostas de atuação para magistrados e servidores. A nota técnica nº 8/2024 trata de procedimentos e fluxograma para o tratamento do superendividamento (arts. 104-A e 104-B do Código de Defesa do Consumidor, incluídos pela Lei nº 14.181/2021) e Educação Financeira. A nota técnica nº 7/2024 tem recomendações sobre a observância dos modelos e materiais elaborados pelo Programa de Gestão Priorizada no 1º Grau de Jurisdição (Gesprijud). Já a nota técnica nº 002/2022 foi elaborada pelo Centro de Inteligência da Justiça Estadual do Pará (Cijepa), do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e é sobre a atuação do Poder Judiciário nos processos estruturais.

 

Tratamento do superendividamento e Educação Financeira

Entre as recomendações da nota técnica nº 8/ 2024 sobre o superendividamento está a utilização do formulário padrão previsto na Recomendação nº 125/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estará disponível no site do TJPR. Os consumidores serão orientados a fazer o curso sobre educação financeira “Equilibrando as contas”, da Escola da Magistratura do Paraná (Emap). Essa formação deve ser realizada antes da audiência conciliatória. A notificação aos credores para a audiência do artigo 104-A do CDC deve conter as advertências de aplicação das sanções do artigo 104-A, parágrafo 2º, do CDC, cujas sanções podem ser aplicadas pelo juiz coordenador do Cejusc. A fase consensual é obrigatória.

Acesse aqui a nota técnica nº 8/2024, que trata de procedimentos e fluxograma para o tratamento do superendividamento (arts. 104-A e 104-B do Código de Defesa do Consumidor, incluídos pela Lei nº 14.181/2021) e Educação Financeira.

 

Modelos do Gesprijud

A nota técnica nº 7/2024, sobre a criação do Gesprijud pela Unidade Especial de Atuação no 1º Grau de Jurisdição (UEA), fornece informações sobre as cinco frentes de atuação para aprimorar a prestação jurisdicional no 1º Grau de Jurisdição, por meio de atuação direta e indireta, em assistência à Corregedoria-Geral da Justiça. As frentes, que são independentes e harmônicas entre si, são a padronização, os treinamentos, a atualização de ferramentas de TIC, a assistência à gestão e a força-tarefa. Já estão em fase de disponibilização no sistema Projudi os modelos de atos ordinatórios do CNFJ e das portarias padronizadas. Nas outras frentes também já foram elaborados diversos materiais, como cursos, documentos e atualizações.

Acesse aqui a nota técnica nº 7/2024 com recomendações sobre a observância dos modelos e materiais elaborados pelo Programa de Gestão Priorizada no 1º Grau de Jurisdição (Gesprijud).

 

Centro de Inteligência da Justiça Estadual do Pará

A nota técnica nº 002/2022, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, é resultado da 1ª Oficina de Inteligência realizada em 2021, no Pará, com o tema “O Poder Judiciário e os Processos Estruturais”, e tem como relator o juiz estadual do Pará Agenor Cássio Nascimento Correia de Andrade. As orientações dessa nota indicam que não adianta “resolver o processo sem resolver o problema” e que não há procedimento fixo e determinado para a solução do processo estrutural. A cooperação processual e a autocomposição devem ser constantemente fomentadas, e deve se exigir das partes uma atuação materialmente responsiva. Os acordos parciais e provisórios poderão ou deverão ser estimulados, e a sentença do magistrado não precisaria, necessariamente, resolver todas as questões fático-jurídicas específicas.

Acesse aqui a nota técnica nº 002/2022, elaborada pelo Centro de Inteligência da Justiça Estadual do Pará (Cijepa), do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, que trata sobre a atuação do Poder Judiciário nos processos estruturais.

 

Descrição da imagem de capa: logotipo do Centro de Inteligência do TJPR.