Comarca de Cambé recebe Moção Honrosa pelos 70 anos de serviços prestados na região Comarca de São João promove caminhada contra violência de gênero
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Comarca de São João promove caminhada contra violência de gênero
COMARCA DE CAMBÉ RECEBE MOÇÃO HONROSA PELOS 70 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS NA REGIÃO
Título foi concedido por votação unânime dos vereadores do município
A comarca de Cambé recebeu, no dia 20 de maio, a Moção Honrosa em homenagem aos 70 anos de serviços prestados pelo foro na região. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal de Cambé, e o título foi concedido após aprovação dos votos por unanimidade dos vereadores do município na 25ª Sessão Ordinária, realizada no dia 4 de setembro de 2023.
Durante a cerimônia, a juíza de Direito da Vara Criminal e diretora do fórum de Cambé, Jessica Valeria Catabriga Guarnier, agradeceu a homenagem e destacou a importância da união dos Poderes Legislativo e Judiciário: “É com profunda gratidão que expresso meus sinceros agradecimentos à Câmara Municipal de Cambé, especialmente ao vereador Leonildo Aparecido Julião (Tokinho), presidente da Casa, pela gentil concessão da Moção Honrosa em celebração aos 70 anos de instalação da comarca de Cambé. Essa distinção não apenas reconhece o trabalho e a dedicação dos magistrados, servidores, estagiários e colaboradores que contribuíram para a consolidação da Justiça em nossa cidade, mas também ressalta a importância da harmonia entre os Poderes constituídos em prol do bem-estar da comunidade.”
O evento contou com a presença de autoridades municipais da região, além dos magistrados e servidores do fórum. No dia 25 de maio, a comarca ainda realizou um jantar em celebração ao aniversário de 70 anos do Foro Regional de Cambé.
História da comarca de Cambé
A comarca foi criada em 14 de dezembro de 1953, pela Lei n° 1.540 e, meses depois, em 31 de maio de 1954, foi oficialmente instalada, marcando o início do cenário jurídico em Cambé. As atividades judiciárias da comarca iniciaram no dia 1° de junho de 1954. O Fórum funcionava provisoriamente num imóvel situado na esquina das ruas Equador com Belo Horizonte e o Tribunal do Júri, nas dependências da Câmara Municipal.
Em 12 de abril de 1965, o então presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ernani Guarita Cartaxo, e o corregedor, desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa, inauguraram o edifício do fórum, situado na Avenida Inglaterra, esquina com Avenida Canadá. A comarca foi elevada à entrância intermediária em 10 de março de 1986.
Atualmente, o Foro Regional pertence à comarca da Regional Metropolitana de Londrina. Atuando somente no município de Cambé, o foro é composto por cinco juízes titulares e dois juízes substitutos, com cerca de 100 colaboradores entre magistrados, assessores, terceirizados e o cartório privado.
Descrição da imagem de capa: Representantes da comarca de Cambé e da Câmara de Vereadores da região reunidos.

COMARCA DE SÃO JOÃO PROMOVE CAMINHADA CONTRA VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Campanha marca o Dia Estadual do Combate ao Feminicídio, celebrado em 22 de julho
A Comarca de São João realizou, na terça-feira (22/07), a "Caminhada do Meio-Dia - Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio". A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social da região, em parceria com o Conselho da Comunidade da comarca, foi voltada à prevenção, à conscientização e à mobilização social contra a violência de gênero. A campanha marca o Dia Estadual do Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei Estadual n° 21.926/2024, e celebrado em todo o Estado.
Para o juiz de Direito da Vara Única, Leonardo Marcio Laureano, o evento promove a conscientização diante dessa grave violação dos direitos humanos: “A luta contra a violência de gênero é uma responsabilidade de todos, sendo que eventos como este fortalecem o compromisso coletivo com essa causa essencial para a construção de uma sociedade cada vez mais justa, segura e igualitária”, afirmou o magistrado.
Casamento coletivo
Outra ação da comarca havia sido realizada em maio: um casamento coletivo que celebrou a união de 31 casais do município. A ação, idealizada pelo Programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), foi realizada pelo Cartório de Registro Civil de São João, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Pato Branco.