Notícias

Encontro da Magistratura celebra o Dia da Justiça no TJPR

Legenda

ENCONTRO DA MAGISTRATURA CELEBRA O DIA DA JUSTIÇA NO TJPR

Evento tratou temas atuais relevantes para o Judiciário paranaense 

Na segunda-feira (09/12), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu o Encontro da Justiça Estadual. O evento celebrou o Dia da Justiça, data que destaca a relevância do Judiciário para a garantia dos direitos e da Justiça para todos. 

A programação reuniu magistrados e magistradas e tratou de temas relevantes da atualidade como a inteligência artificial e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a judicialização da saúde, o sistema carcerário, a adoção e o julgamento com base na Perspectiva de Gênero. 

“O Dia da Justiça convida a celebrar a missão do Poder Judiciário e a renovar o nosso compromisso com a sociedade, fortalecendo os pilares que sustentam a democracia e o Estado de Direito. Também buscamos consolidar a relação do Judiciário com a sociedade, aprimorar a gestão de pessoas e preparar o sistema jurídico para os desafios do futuro”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. 

“É muito importante ter esses encontros, porque a normatividade é rígida, mas a dinâmica social altera todos os dias, então, para que a gente posso superar, encontrar o equilíbrio, nós precisamos discutir os problemas e saber como dar respostas”, destacou o procurador-geral do estado do Paraná, Luciano Borges. 

Ao longo do evento, os(as) magistrados(as) participaram de oficinas temáticas ministradas por desembargadoras e desembargadores. “São temas atuais que estão em ebulição no Poder Judiciário. É uma iniciativa louvável, e agradecemos muito ao Tribunal por proporcionar esse tempo entre os magistrados”, ressaltou a juíza de Direito da comarca da Região Metropolitana de Curitiba Andrea Fabiane Groth Busato. 

“Nós temos que celebrar o Dia da Justiça, entregando o melhor de nós para elaborar as melhores propostas e aquilo tudo que possa agregar para a construção da Justiça paranaense”, declarou o juiz de Direito da comarca de Palotina Luiz Fernando Montini. 

Selo Diamante 

Durante o evento, autoridades presentes ressaltaram a importância da conquista do Selo Diamante do Prêmio CNJ de Qualidade. O TJPR recebeu o prêmio no dia 3 de dezembro, durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Campo Grande (MS).  

“Parabéns ao Tribunal, aos magistrados, ao presidente Keppen e aos servidores. Nessa vida, a gente não faz nada sozinho, é preciso de um grande esforço de muita gente para se obter um resultado assim”, afirmou o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior.  

“No Dia da Justiça, refletimos sobre o papel do Poder Judiciário, e esse prêmio revela que estamos no caminho certo”, destacou o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Marcel Ferreira dos Santos. 

Lançamentos 

A programação também contou com o lançamento de duas obras: o livro “Unidade de Progressão – uma nova perspectiva para o cumprimento da pena”, com a organização do desembargador Ruy Muggiati, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF/TJPR), e o livro “A História do Judiciário Paranaense – Volume 3”, obra lançada pelo desembargador Robson Marques Cury que reúne crônicas sobre a carreira e vida de magistrados(as) e colaboradores(as) do Judiciário paranaense. 

Presenças  

Compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; a 1ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo; o procurador-geral do estado do Paraná, Luciano Borges; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Osório Moraes Panza; o diretor-geral da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior; e o presidente da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos.