Presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do TJPA, grau Grão Cruz  

TJPR recebe Selo Linguagem Simples 2024 do CNJ

Legenda

TJPR RECEBE SELO LINGUAGEM SIMPLES 2024 DO CNJ

Tribunal paranaense ganha reconhecimento pelos esforços empregados na democratização da informação 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) foi reconhecido com o Selo Linguagem Simples 2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelos esforços na implementação e uso da linguagem acessível. O TJPR foi um dos 23 tribunais estaduais brasileiros a ser certificado com o reconhecimento. 

Ao todo, 750 projetos de órgãos de justiça de todo o país foram inscritos. Destes, 60 foram classificados e 48 vão receber a certificação em uma solenidade a ser realizada em Brasília, no Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 16 de outubro.   

Premiação 

As práticas foram analisadas em cinco eixos: simplificação da linguagem nos documentos; brevidade nas comunicações; educação, conscientização e capacitação; tecnologia da informação; e articulação interinstitucional e social. 

O Selo da Linguagem Simples é uma das ações do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, lançado em dezembro de 2023 e assumido por todos os tribunais desde então. 

Compromisso com a Linguagem Simples 

O TJPR aderiu ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples em março de 2024. A iniciativa, do CNJ, busca tornar a linguagem jurídica mais democrática para a população, facilitando o acesso à Justiça no Brasil. Um dos propósitos é a adoção de uma comunicação mais direta e sucinta, que privilegie a eliminação de termos técnicos ou muito formais nas decisões, votos e pronunciamentos do Judiciário e de magistrados. 

A linguagem simples também privilegia o aprimoramento de formas de inclusão a todos os públicos, como o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), de textos descritivos em publicações, de legendas em conteúdos audiovisuais, da autodescrição e da descrição de áudio, por exemplo. 

Ao longo do ano, o TJPR tem promovido ações para que os objetivos do pacto sejam alcançados. Houve, por exemplo, o lançamento de uma cartilha e a organização de uma palestra para debater e expor boas práticas que envolvam a implementação da Linguagem Simples na instituição. Além disso, desde março de 2024, estão sendo publicadas orientações internas sobre o que é e como se faz a Linguagem Acessível. 

Confira neste link todos os Órgãos de Justiça reconhecidos com o Selo Linguagem Simples 2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  

Descrição da imagem de capa: arte digital com a ilustração do Selo Linguagem Simples 2024 do CNJ.