Alunos do Programa Jovens Promissores realizam visita ao Palácio da Justiça


ALUNOS DO PROGRAMA JOVENS PROMISSORES REALIZAM VISITA AO PALÁCIO DA JUSTIÇA

Projeto atende adolescentes de 14 a 18 anos em situação de medida protetiva e socioeducativa 

No dia 25 de junho, alunos do Programa Jovens Promissores conheceram o Palácio da Justiça, em Curitiba. O projeto do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) atende adolescentes de 14 a 18 anos em situação de medida protetiva, socioeducativa ou de grande vulnerabilidade da Região Metropolitana de Curitiba.

“O que mais gostei no Tribunal foi o museu, com as imagens antigas”, afirmou um dos alunos do projeto. Outra adolescente falou sobre a surpresa ao conhecer o Tribunal Pleno: “Achei muito interessante por ser uma coisa que só via em televisão”.

A coordenadora do programa, Aline Batista Pereira, explica que a visita faz parte da programação da Semana Nacional dos Juizados Especiais. “Um dos objetivos da programação é aproximar a sociedade do Judiciário, por isso nós resolvemos trazê-los, para permitir que eles conheçam o Tribunal e as carreiras de servidor e de magistrado”, afirmou a servidora.  

Realizado por meio da 2ª Vice-Presidência, o programa Jovens Promissores oferece ferramentas para que os adolescentes em vulnerabilidade tenham a sua autonomia, a fim de que, quando completarem a maioridade, tenham as condições necessárias para assumir o protagonismo das suas vidas.    

“Nosso objetivo é que eles saiam preparados emocionalmente e tecnicamente para pleitear vagas de trabalho. Uma parte destes jovens cumpre medidas socioeducativas, outros estão acolhidos. Então, quando completarem 18 anos, não terão mais o acolhimento e por isso precisam aprender a dirigir as suas vidas”, explicou Aline.

Desde março, os jovens participam semanalmente de atividades como palestras, círculos restaurativos, entre outras dinâmicas. “Depois das aulas, a minha mente se abriu para pensar no futuro. Aprendi sobre não usar drogas porque traz consequências ruins para gente”, destacou outro aluno.

No fim do ano, eles participarão de uma solenidade de formatura e receberão um diploma. 

 

Imagem de capa: foto dos alunos do programa Jovens Promissores no Museu da Justiça.