Fórum de Barracão e a Associação de Assistência aos Condenados recebem visita de alunos de universidade paraguaia
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Fórum de Barracão e a Associação de Assistência aos Condenados recebem visita de alunos de universidade paraguaia
Fórum de Barracão e a Associação de Assistência aos Condenados recebem visita de alunos de universidade paraguaia

FÓRUM DE BARRACÃO E A ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS RECEBEM VISITA DE ALUNOS DE UNIVERSIDADE PARAGUAIA
Equipe acadêmica e estudantes do curso de Direito da Universidad Privada del Este conheceram o método de ressocialização da Associação
O Fórum da comarca de Barracão e a Associação de Assistência aos Condenados (Apac) da região receberam, no dia 17 de maio, uma visita técnica da equipe acadêmica e dos estudantes do curso de Direito da Universidad Privada del Este (UPE), do Paraguai. O encontro foi marcado por momentos de diálogo e troca de experiências, que destacaram a importância da Apac no cenário da reinserção social dos condenados.
Durante a visita, os representantes da UPE conheceram o modelo de gestão da Associação. A ação tem como objetivo reforçar a parceria entre as instituições e contribuir para a ampliação do conhecimento e a formação de acadêmicos e profissionais do Direito, voltados para encontrar soluções para os desafios do sistema prisional, promovendo novas perspectivas para os condenados e suas comunidades.
Associação de Assistência aos Condenados
No Paraná, o município de Barracão foi pioneiro na instalação da Apac, que atua desde 7 de novembro de 2012, utilizando um método que visa à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. O trabalho desenvolvido pela Apac está alinhado aos parâmetros internacionais de direitos humanos, como os das “Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento dos Reclusos (Regras de Mandela)”, que apresentam, na regra 4, o sistema penitenciário como um espaço de reintegração social do indivíduo, oferecendo-lhe oportunidades concretas de reabilitação e preparo para a vida em liberdade.