Jurisprudência GPT recebe prêmio internacional no TJPR
JURISPRUDÊNCIA GPT RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL NO TJPR
Representantes da Gartner estiveram no Palácio da Justiça para entrega da premiação
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) recebeu, no dia 07/11, representantes da Gartner do Brasil para a entrega do prêmio internacional Gartner Eye On Innovation Awards for Government in Americas, conquistado pelo TJPR pelo desenvolvimento da ferramenta de inteligência artificial generativa Jurisprudência GPT. A cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais e da diretoria regional da Gartner, uma das principais empresas globais de pesquisa e consultoria em tecnologia.
Em um ano de grandes conquistas para o TJPR na área de inovação e tecnologia, o presidente do TJPR, des. Luiz Fernando Tomasi Keppen, agradeceu a todos os envolvidos, destacando a importância do apoio a iniciativas de inovação. “Essa premiação é um reconhecimento pelo trabalho de excelência que nós realizamos aqui. Tenho dito sempre que governa mais quem governa menos, quem libera, quem permite que as coisas aconteçam dentro da instituição e quem promove o ser humano e o uso ético e responsável de ferramentas de tecnologia”, salientou Keppen.
De acordo com o supervisor do Laboratório de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação do TJPR, des. Naor Ribeiro de Macedo Neto, este reconhecimento concedido pelo prêmio da Gartner é uma prova concreta do compromisso do TJPR com a modernização e a excelência do serviço público. “O Jurisprudência GPT representa uma verdadeira transformação no nosso dia a dia trazendo respostas precisas e rápidas baseadas nos acórdãos registrados, economizando um tempo precioso na busca de informações essenciais para o bom andamento dos nossos processos”, concluiu o magistrado.
O vice-presidente da Gartner do Brasil, Ernane Valverde, explicou que a ferramenta Jurisprudência GPT, do TJPR, foi uma das vencedoras do prêmio Gartner Eye On Innovation de 2024 na categoria Governo para as Américas. "Ao desenvolver o Jurisprudência GPT, esta instituição demostra como o uso da inteligência artificial pode impactar significativamente a produtividade dos processos judiciais promovendo uma justiça mais ágil, transparente e acessível a todos”, finalizou Valverde.
O supervisor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJPR, des. Ruy Portugal Bacellar Filho, ressaltou que esta premiação vai além do reconhecimento ao trabalho das equipes de TI. “O prêmio também é uma motivação para continuarmos na busca da excelência em tudo o que essas equipes fazem, ele valida as nossas estratégias e nos incentiva a continuar a inovar e a melhorar o serviço prestado aos jurisdicionados”, declarou o desembargador.
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, destacou a relevância da Corte paranaense no cenário nacional. “O trabalho que vem sendo feito aqui no TJPR é um trabalho reconhecido no Brasil inteiro. Em diversos momentos, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em outros estados, se cita o Paraná, se lembra do Paraná como exemplo de desenvolvimento, de inovação de tecnologia”, afirmou Mendes Júnior.
Compuseram o dispositivo de autoridades o presidente do TJPR, Luiz Fernando Tomasi Keppen; o supervisor do Laboratório de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação do TJPR, des. Naor Ribeiro de Macedo Neto; o vice-presidente da Gartner do Brasil, Ernane Valverde; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), des. Sigurd Roberto Bengtsson; a 1ª vice-presidente do TJPR, desa. Joeci Machado Camargo; o presidente da Comissão de Direito Digital e Proteção da Ordem dos Advogados do Brasil seção paraná (OAB-PR), Rafael Agens; o assessor de tecnologia e inovação da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), Nicholas Moura e Silva; o diretor-geral da Escola Judicial do Paraná, des. Ramon de Medeiros Nogueira e o corregedor-geral da justiça, des. Roberto Antonio Massaro.