TJPR realizará I Congresso de Inovação em Inteligência Artificial no Judiciário
TJPR REALIZARÁ I CONGRESSO DE INOVAÇÃO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO JUDICIÁRIO
Inscrições estão abertas para o evento presencial que será realizado em janeiro, em Foz do Iguaçu
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) vai realizar, entre 15 e 17 de janeiro de 2025, em Foz do Iguaçu, o I Congresso de Inovação em Inteligência Artificial (IA) no Judiciário. O objetivo do evento é promover a discussão, o intercâmbio de conhecimentos e a disseminação das melhores práticas sobre a aplicação da IA no Poder Judiciário, com foco na inovação, eficiência processual e segurança jurídica.
O congresso será presencial. São 300 vagas disponíveis, e as inscrições podem ser realizadas por meio deste link.
O encontro é organizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Seti) e pelo Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (TJPRlab), com apoio da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR). O congresso tem como público-alvo magistrados, servidores, pesquisadores, desenvolvedores de tecnologia, advogados, acadêmicos e estudantes de direito interessados em inovação e inteligência artificial no Judiciário. Serão realizadas palestras com especialistas, workshops interativos, painéis de discussão e demonstrações tecnológicas.
Órgãos públicos interessados em participar da sessão de apresentação de boas práticas em Inteligência Artificial, que ocorrerá durante o evento, podem realizar o envio por meio deste link.
O TJPR tem investido em inovação, buscando soluções que possam não apenas acelerar a tramitação processual, mas também melhorar a qualidade das decisões judiciais. O congresso vai proporcionar uma oportunidade para os participantes explorarem o impacto da IA no Judiciário, trocarem experiências e discutirem os caminhos futuros para a integração dessas tecnologias, sempre com o objetivo de fortalecer a justiça e garantir uma prestação jurisdicional mais célere e justa.
TJPR é referência no uso da IA generativa
No fim de setembro deste ano, o TJPR foi reconhecido internacionalmente pelo desenvolvimento da ferramenta de inteligência artificial generativa JurisprudênciaGPT. A Corte paranaense conquistou o 2º lugar no 2024 Gartner Eye on Innovation Awards for Government in Americas.
O JurisprudênciaGPT é parte de uma série de iniciativas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná para melhorar a produtividade e a eficiência da prestação jurisdicional através da tecnologia.
Pioneiro na utilização de ferramentas de inteligência artificial generativas aplicadas no Judiciário, o TJPR apresentou seu primeiro programa em novembro de 2023: o NatJusGPT, uma IA generativa desenvolvida para proporcionar um acesso mais rápido e eficiente às notas e pareceres técnicos da área médica dos Tribunais, baseado na documentação criada pelo sistema NatJus (Núcleo de Apoio Técnico), instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O TJPR também desenvolveu o LicitaçãoGPT, que tem o objetivo de auxiliar os consultores jurídicos a elaborar editais e contratos de forma mais rápida e completa.
No mês de agosto, o TJPR instituiu, por meio do Decreto Judiciário nº 421/2024, a Política de Utilização de Inteligência Artificial Generativa. O documento apresenta diretrizes que devem ser seguidas por magistrados(as) e servidores(as), com o objetivo de garantir que o uso da IA seja legal, ético, seguro e alinhado com os objetivos do Tribunal, protegendo dados e informações sensíveis.