TJPR e UFPR realizam intercâmbio de experiências sobre tratamento e digitalização de acervos Falecimento do doutor Enio Rogacheski Comissão Temporária sobre Memorial das Tradições do TJPR se reúne
TJPR E UFPR REALIZAM INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE TRATAMENTO E DIGITALIZAÇÃO DE ACERVOS
Comissão Permanente de Avalição Documental do TJPR e universidade estudam parceria
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Comissão Permanente de Avaliação Documental (Cpad), e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi), realizaram um intercâmbio para troca de informações, visando a colaborações futuras acerca do tratamento e da digitalização de acervos.
No dia 22 de abril, integrantes da Cpad visitaram o departamento da UFPR e conheceram o projeto de Tratamento, Salvaguarda e Pesquisa Aplicada em Acervo Acadêmico do Ensino Superior, iniciativa que reúne alunos, professores e técnicos administrativos no tratamento e na digitalização de documentos. “Eles nos explicaram sobre o desenvolvimento do projeto, a ideia inicial e os ajustes que foram feitos ao longo do caminho. Conhecemos o arquivo temporário que guarda toda a documentação e entendemos um pouco sobre o processo de digitalização e todos os protocolos que existem”, explicou o integrante da Cpad André Melo Pesqueira.
A parceria entre as instituições começou em 2023 com a assinatura de um convênio para restauração e preservação de processos. O termo de cooperação tem como objetivo a catalogação, restauração, digitalização e conservação de mais de 2.500 processos criminais datados entre os anos de 1854 e 1973. Segundo Pesqueira, o objetivo é ampliar a parceria, com novas colaborações. “Essa troca é muito importante porque a equipe de Gestão da Informação tem um conhecimento fundamental, e hoje nós temos uma demanda grande para a gestão de documentação”, afirmou o servidor.
Visita ao TJPR
No dia 23 de abril, a equipe do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR realizou uma visita ao TJPR, na Sede Mauá, onde conheceram o acervo com parte dos processos que ainda serão catalogados e digitalizados pela universidade. A equipe também visitou o Museu da Justiça e a Biblioteca Hugo Simas, e conheceu sobre a Gestão Documental da Corte paranaense.
“Nós temos muito o que contribuir nessa expertise de gestão documental e gestão da informação, e temos interesse em desenvolver projetos de pesquisa, extensão e de inovação nessa área. A visita tem esse objetivo de prospectar futuras parcerias”, afirmou o chefe do Decigi, Rodrigo Botelho.
Imagem de capa: foto na Biblioteca Hugo Simas com a equipe do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR ao lado do presidente da Cpad, desembargador José Americo Penteado Carvalho, e do chefe da Divisão da Memória Institucional do TJPR, Ibramar Socreppa..
JURISPRUDÊNCIA
FALECIMENTO DO DOUTOR ENIO ROGACHESKI
É com pesar que o TJPR informa o falecimento do doutor Enio Rogacheski, esposo da servidora aposentada Edwirgem Marly Camargo Rogacheski.
O velório será realizado neste sábado (04/05), a partir das 9h30, no Seminário Arquidiocesano São José, localizado na Rua Monsenhor Boleslau Falarz, nº 4505, no bairro Orleans, em Curitiba.
O sepultamento será realizado às 17h no Cemitério Municipal de Campo Largo, localizado na Rua Rui Barbosa, n° 740, Centro, em Campo Largo –PR.
COMISSÃO TEMPORÁRIA SOBRE MEMORIAL DAS TRADIÇÕES DO TJPR SE REÚNE
Temas como protocolos, solenidades, posses, duração de pronunciamentos e homenagens foram abordados durante reunião
A Comissão Temporária sobre Memorial das Tradições do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), nomeada pelo presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, se reuniu na quarta-feira (24/04), para discutir a proposta de regulamento de normas de protocolo e cerimonial do TJPR. Participaram da reunião os desembargadores aposentados Antonio Loyola Vieira, Luiz Cezar de Oliveira, Luiz Sérgio Neiva de Lima Vieira e Sergio Arenhart, que fazem parte da comissão; os desembargadores aposentados Robson Marques Cury e Ruy Fernando de Oliveira; os servidores Darbi Guilherme Moreira Wolf e Irineu Wlodarczyk; e Chloris Elaine Justen de Oliveira.
Durante a reunião foram abordadas sugestões que envolvem o cumprimento de protocolos, ritos nas solenidades, condução de desembargadores empossados, posses da cúpula diretiva, instalação do ano judiciário, duração dos pronunciamentos nas sessões solenes, homenagens aos desembargadores que se aposentam, visitas protocolares, galeria de fotos de desembargadores e regulamentação das comendas do Judiciário