Projeto Promovendo Mudanças encerra atividades do ano em Santa Isabel do Ivaí
PROJETO PROMOVENDO MUDANÇAS ENCERRA ATIVIDADES DO ANO EM SANTA ISABEL DO IVAÍ
Ao longo de 2024 foram realizados vários encontros, mediados por profissionais de diversas áreas
A Comarca de Santa Isabel do Ivaí encerrou, nesta semana, as atividades do Projeto "Promovendo Mudanças" referentes ao ano de 2024. Desenvolvido por meio de uma parceria entre o Poder Judiciário, o Ministério Público, o Conselho da Comunidade e as equipes de Proteção Especial dos municípios de Santa Isabel do Ivaí, Planaltina do Paraná e Santa Mônica, o projeto busca contribuir para a responsabilização e transformação de agressores no contexto da violência doméstica.
Idealizado com base no artigo 30 da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06), o "Promovendo Mudanças" foi implementado na Comarca em 5 de setembro de 2024, com a coordenação do magistrado Felipe Redecker Landmeier e da promotora Juliana Vassallo Costa, do Ministério Público. Desde a sua implementação em Santa Isabel do Ivaí, foram realizados dois grupos reflexivos, cada um com cinco encontros semanais, totalizando 30 participantes.
Os encontros abordaram temas relacionados ao histórico de comportamento violento, padrões de abuso e fatores de risco que contribuem para a violência doméstica e familiar. Mediados por profissionais de diversas áreas, as atividades fomentaram a reflexão e o entendimento sobre a importância da não repetição de atos violentos, buscando a prevenção de recidivas, a proteção das vítimas e a promoção de um ambiente mais seguro para as famílias envolvidas.
Com o encerramento das atividades de 2024, a equipe organizadora já avalia os próximos passos para o aprimoramento do projeto em 2025, com a ampliação do alcance e a inclusão de novas abordagens que promovam mudanças ainda mais significativas. O "Promovendo Mudanças" reafirma o compromisso do Poder Judiciário do Paraná com a construção de uma sociedade mais justa, em que o respeito e a segurança no ambiente familiar sejam prioridades.