Notícias

Sessão do Órgão Especial presta homenagem ao desembargador Stewalt Camargo Filho


SESSÃO DO ÓRGÃO ESPECIAL PRESTA HOMENAGEM AO DESEMBARGADOR STEWALT CAMARGO FILHO

Desembargador se aposenta nesta semana depois de dedicar 40 anos à justiça do Paraná 

Durante a sessão do Órgão Especial Administrativo do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), na segunda-feira (24/06), foi realizada uma homenagem ao desembargador Stewalt Camargo Filho, que fará 75 anos no dia 27 de junho e está se aposentando por força de regramento constitucional. “São mais de 40 anos dedicados ao direito e à Justiça do estado do Paraná, com uma atuação exemplar na magistratura”, cumprimentou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.  

O desembargador nasceu em Jacarezinho (PR) em 27 de junho de 1949, filho de  Stewalt Montes de Camargo e Maria Aparecida de Camargo. É casado com Solange, com quem teve quatro filhos, Luiz Fernando, Renata, Ricardo e Carla. Stewalt Camargo Filho foi promovido para o cargo de desembargador do TJPR em 23 de março de 2007 e, atualmente, atuava na 2ª Câmara Cível. Na terça-feira (25/06), foi realizada uma homenagem na sessão da Câmara com a presença da família. "Quero agradecer as palavras cordiais do presidente Keppen e de todos os colegas desembargadores. É honroso participar dessa sessão pela derradeira vez", afirmou Camargo Filho. "Esse colega encerra o seu mister judicante com bravura", observou o desembargador José Joaquim Guimarães da Costa. "Foram quatro décadas do mais alto nível do exercício da magistratura", disse o desembargador Rogério Luis Nielsen Kanayama.

Habilidade profissional e sensibilidade

O magistrado se formou em Direito na Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro, em 1975, e atuou como advogado antes de ser aprovado no concurso para o cargo de juiz substituto. Ele foi nomeado como juiz no dia 28 de dezembro de 1981 para a comarca de Nova Esperança. Após realizar outro concurso, o desembargador foi nomeado, em 2 de setembro de 1983, como juiz de Direito e atuou nas comarcas de Dois Vizinhos, Capanema e Foz do Iguaçu, onde lecionou no curso de Direito das Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu (Unifoz).

Durante a homenagem, o presidente do TJPR ressaltou as qualidades do desembargador Camargo Filho e leu uma carta dos servidores que trabalham com ele atualmente. “Ele atuou sempre com habilidade profissional e sensibilidade, sendo reconhecido também por suas habilidades humanísticas. Aposentadoria é sempre momento de reflexão, de olhar para trás e olhar os desafios e as conquistas. A carreira do desembargador foi pautada por dedicação, zelo, entusiasmo e, sobretudo, dignidade no exercício da função jurisdicional”, afirmou o presidente do TJPR.

Descrição da imagem de capa: foto da sessão do Órgão Especial.